O Pastor Samuel Braz de Oliveira é o novo diretor do Centro de Estudos Teológico Adventista da Promessa (CETAP). Bacharel em teologia pela Fatap (Faculdade de Teologia Adventista da Promessa) e Mackenzie (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Fez Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera e ainda por completar pós-graduação em Plantação e Revitalização de igrejas, pelo CTPI.

Promessista de berço, a partir de 2012, começou a exercer o ministério pastoral, e o exerceu até janeiro deste ano, passando por diversas IAP’s na Zona Leste-SP. Além das atividades como pastor de igreja local, também contribuiu entre 2005 e 2019 liderando e participando em ministérios regionais e Geral.

No CETAP tem colaborado como professor em algumas disciplinas nos últimos anos; em 2019 foi nomeado secretário Regional da Convenção Paulistana Leste na gestão 2016-2019. Agora, foi nomeado como diretor do Cetap para a gestão 2020-2023 e pastor auxiliar na IAP em Vila Medeiros. É Casado com Verônica Braz e pai do Nicolas Otchaly. O Pr. Samuel fala sobre alguns dos planos para gestão e os desafios que virão pela frente.

 

Portal CETAP – Educação é uma das áreas mais importantes para a construção de uma igreja saudável, qual é sua visão sobre a importância da Educação teológica para a igreja?

Pr. Samuel Braz – A história da inserção do protestantismo no Brasil caminha de mãos dadas com a educação teológica. As primeiras igrejas que chegaram ao Brasil foram se consolidando por meio da implantação de seminários e faculdades teológicas para a formação de seus líderes. Um dos grandes desafios da igreja evangélica no Brasil é a sucessão de liderança, pois isso reflete em partes o que será da igreja no futuro. Nesse sentido, a educação teológica para a Igreja Adventista da Promessa é de extrema importância. Uma igreja saudável passa por líderes saudáveis e maduros na fé, esse é o foco da educação teológica na igreja. Ao contrário do que se pensa, o estudo teológico não acaba com a fé, mas a aprofunda, a aprimora, por isso considero a educação teológica uma benção para a igreja. 

Portal CETAP – Mesmo sabendo que estão no começo de uma gestão, quais os principais projetos para área da educação teológica da IAP?

Pr. Samuel Braz – O Cetap é uma instituição da Igreja Adventista da Promessa que foi criado em 1994. Por adequações legais às recomendações do Ministério da Educação, passamos a nos denominar CETAP – Centro de Estudo Teológico Adventista da Promessa. Pois bem, ao longo destes anos o CETAP tem desenvolvido diversos projetos que aprimoraram líderes e abençoaram igrejas em todo o Brasil e em lugares do mundo, formando centenas de pessoas que hoje são líderes comprometidos com suas igrejas locais e pastores.

Hoje oferecemos cursos em diversas modalidades, mas queremos nos próximos anos ampliar o oferecimento dos cursos na modalidade EaD, além do curso regular de teologia e alguns cursos de especialização que já são oferecidos e tem sido uma experiência muito positiva, queremos proporcionar nos próximos anos a possibilidade do mestrado e também doutorado, todos relacionados à teologia. Queremos também ampliar o alcance para igrejas locais, proporcionando cursos de aprimoramento de lideranças, assim como a produção de uma revista voltada para a teologia. Esses são alguns dos nossos desafios e sonhos para os próximos anos.

 

Portal CETAP – Reclama-se muito de que quem estuda Teologia, em alguns casos, se distância da vida prática da igreja, como o CETAP colabora para que o aprendizado se torne mais prático, mais missional?

Pr. Samuel Braz – Nossos cursos estão estruturados para que o aluno tenha condições de obter conhecimento teórico, mas também de exercitar isso na prática. Isso é incentivado e buscado tanto pelo Cetap, quanto pelos professores que ministram as matérias. Queremos que nossos alunos tenham essa experiência de aplicar o que aprendem em sala de aula na vida cotidiana de igrejas locais espalhadas pelo Brasil todo.

 

Portal CETAP – Tornar a instituição mais regionalizada está entre os planos de vocês. O que pensam sobre a expansão do CETAP para os próximos anos?

Pr. Samuel Braz – Hoje parte do Cetap é desenvolvido por meio de extensões, essas extensões são iniciativas regionais, que administram o curso em sua localidade. Do ponto de vista pedagógico, as diretrizes são do Cetap Geral, que segue as orientações e definições do Conselho de Educação da Promessa, o CEAP. Hoje estamos presentes em diversos lugares do Brasil, e avançados em negociações para que tenhamos o Cetap em outras tantas convenções. Temos 2 turmas na Convenção Paulistana Leste – CPL, na zona leste de São Paulo; 4 turmas em Santana, na zona norte de São Paulo; turma de especialização na Convenção Paulistana, na zona Sul de São Paulo; São 2 turmas na Convenção Norte, Belém e Macapá; temos especialização na Convenção Rio de Janeiro; iniciando agora no primeiro trimestre teremos 1 turma de graduação e outra de especialização na Convenção Paulista, em Americana e Cosmópolis. Estamos em tratativas avançadas para região do Mato Grosso, Baixo Amazonas, Nordeste, Distrito Federal, e outras tantas. Enfim, nossa expectativa é que as parcerias com as convenções sejam consolidadas e ampliadas para que o ensino teológico possa ser levado ao máximo de pessoas possíveis.

 

Portal CETAP – Quais seriam suas palavras de incentivo para aqueles que amam a educação teológica?

Pr. Samuel Braz – Que acreditem na educação teológica. Há diversas maneiras de mudar o que está à nossa volta. Na sociedade como um todo a educação é um caminho de construção e desenvolvimento. Mas quando falamos de igreja, também precisamos acreditar que por meio do ensino, do discipulado, do aprofundamento na palavra de Deus, podemos mudar realidade e circunstâncias à nossa volta. Eu acredito nisso profundamente, e queremos trabalhar, produzir conteúdo, estruturas físicas ou virtuais, que contribuam para o desenvolvimento, amadurecimento e aprofundamento da fé.

 

Conheça os CURSOS ON-LINE oferecidos pelo CETAP:

Curso de Pregação Bíblica

Link: https://ctliap.com.br/curso/visualizar/pregacao-biblica-16

 

Curso COMO INTERPRETAR A BÍBLIA?

Link: https://ctliap.com.br/curso/visualizar/como-interpretar-a-biblia-9

 

CURSO DE APOLOGÉTICA CRISTÃ

Link: https://ctliap.com.br/curso/visualizar/apologetica-crista-respostas-a-questoes-cruciais-da-fe-13

 

Revitalização de igrejas

Teologia e Ministérios

CCM – Curso de Capacitação Ministerial

Link: https://portalcetap.org/cursos/

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentario

0